AÇÕES SOCIAIS
História da Associação Cristã de Moços
ACM ajudando também a melhorar a qualidade de vida do joseense...
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, a ACM começou a desenhar uma nova história na sociedade inglesa, no século XIX, quando eclodia a Revolução Industrial. As condições de vida eram precárias, as jornadas de trabalho extensas e as opções de lazer inexistentes.
Diante desses fatos, George Williams, um jovem preocupado com o bem-estar e o futuro de sua geração, fundou a Young Men's Christian Association ou YMCA, em 6 de junho de 1844. O trabalho teve início a partir da leitura de textos bíblicos, a fim de levar uma mensagem positiva aos jovens que se aglomeravam na cidade em busca de trabalho, além de proporcionar integração.
Em 1851, quando a ACM chegou aos Estados Unidos, os jovens ganharam um incentivo ainda maior, já que a instituição uniu os benefícios da prática esportiva ao desenvolvimento de valores do caráter e do espírito.
ACM no Brasil:
O primeiro estado brasileiro a conhecer os ideais acemistas foi o Rio de Janeiro, em 1893. Em 1901 surge a ACM Rio Grande do Sul e um ano mais tarde a ACM São Paulo.
Com uma programação sempre atual e diversificada foi possível envolver gerações e gerações, o que demonstra a seriedade e dedicação da instituição ao desenvolvimento humano. Além disso há uma expansão notável: a ACM chegou a marca de mais de 12 mil sedes construídas, se faz presente em mais de 125 países e são 40 milhões de pessoas que vêem no esporte e no clima de amizade que a ACM proporciona um grande começo para uma vida mais saudável.